quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fundo Musical Durante Oração

A questão de fundo musical na IASD de forma geral é precária. Muitos ainda acreditam que não é apropriado tocar algo enquanto se fala ou se ora, como se fosse irreverência ou exibicionismo musical.


Há também toda a problemática doemocionalismo na adoração adventista que precisa ser explorada. Creio que fundos musicais estão no centro dessa questão e muitos ainda sentem que eles tendem a levar ao emocionalismo e por isso proíbem ou não os vêem com bons olhos.


Certa vez no interior de Santa Catarina um pastor notório por richas com músicos pediu para que eu parasse de tocar um fundo musical durante um apelo batismal. Como eu não o conhecia, apenas abaixei o volume do teclado porque achei que poderia estar muito alto. Foi então que ele, já com tom autoritário, mandou que eu parasse totalmente de tocar. Conclusão: o clima do apelo que a minha música estava "quebrando" segundo ele foi "ajudado" pela falta de senso do pastor. 


A meu ver, um fundo musical bem colocado, longe de ser irreverente, ajuda muito a criar um ambiente propício à adoração, reflexão e contemplação.


O que tocar durante uma oração? 


Como pianista, prefiro improvisar algo original durante a oração em vez de tocar um hino conhecido. 


E a razão é simples: a função da música durante a oração é simplesmente criar uma ambiência, uma "moldura" e não interromper o pensamento da oração. O nome já diz, ela estar no "fundo" e não à frente. Quando se toca um hino conhecido, os adoradores começam a pensar nas palavras do hino e não se concentram na oração. Cria-se um ruído na comunicação.


Já quando a oração se segue a um hino, é talvez desejável improvisar algo no mesmo tom do hino que acabou para se manter o fluxo do momento. Quem sabe manter uma levesemelhança melódica do hino que acabou seja interessante, sempre cuidando para não tocar a melodia do hino do começo ao fim e distrair quem está orando.


Dependendo do tema da oração, um fundo musical em tom menor seja apropriado, mas isso acontece raramente. Tons menores têm o efeito de deprimir algumas pessoas e devem ser usados esparsamente na adoração adventista onde a ênfase está no júbilo, vibração e celebração.


Em se tratado de teclados digitais, o ideal para fundos musicais são os naipes de Electric Piano que possuem reverberação e timbres mais "confortantes" e não tão sobresalentes.


O violão dedilhado também é lindo para fundo musical, desde que se sigam os princípios acima. Outros instrumentos podem ser usados sob a liderança de um diretor de música consciente das necessidades locais da congregação.


Improvisar é uma arte e nem todo pianista de igreja consegue improvisar. Se você é bom leitor de partitura, procure na internet partituras de músicas sacras "neutras" para tocar na oração, algo reflexivo, suave. 


Pode-se também usar música "enlatada", em CDs para o fundo musical desde que não seja muito carregada, em volume muito alto ou com hinos do Hinário que causam o ruído de que falamos acima.


Bom, espero ter dado alguma idéia útil!
Um abraço,
André Reis

Nenhum comentário:

Reavivamento da Mordomia Cristã com o Pr. Gilmar e Batismos

Link oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia